Foto: Jean Pimentel (Arquivo/Diário)
A prefeitura de Júlio de Castilhos começou uma ampla campanha de posse responsável de animais no município. Denominada de "Controle Humanitário da População Canina e Felina", a iniciativa oferece castração gratuita dos mascotes, com prioridade para famílias de baixa renda e cadastradas em programas sociais de governo. Na primeira fase, a prioridade é para fêmeas. Cerca de 300 microchips serão colocados nas gatas e cadelas.
VÍDEO: artesã de Faxinal do Soturno dá vida a bonecas confeccionadas com material especial
Os responsáveis pelos animais deverão se inscrever na Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, apresentando documento de identidade, comprovante de endereço e renda e atestado de que o animal foi vacinado contra raiva. As inscrições são de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, ou por meio do telefone (55) 3271-2021.
Após triagem, os pets serão encaminhados para a clínica Guimavet, que venceu a licitação por R$ 50 mil. A prefeitura também foi autorizada a repassar R$ 20 mil para a ONG São Francisco, responsável por campanhas de castração e adoção de animais e contra maus-tratos.
- Há cães que passam o dia virando lixeira. Além de diminuir a população, precisamos educar para não ter tanta cachorrada. Se tenho cachorro, tenho que ter ele no pátio - diz o secretário municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, José Geraldo Ozelame.